Emails de Transação no Magento

Vamos conhecer um pouco melhor os email’s de transação do Magento. Essa funcionalidade pouco explorada e comentada da ferramenta. E por isso mesmo, muitas vezes mal utilizada.

Mas para isso, eu preciso introduzir um pouco do conceito de emails transacionais antes de apresentar sua configuração e correta utilização.

O que define transação?

trans-ação – Uma ação que ocorre “após” ou “através de”. Como uma operação  comercial, uma compra/venda/empréstimo de jogadores entre clubes, um acordo jurídico, etc.

No Magento ações como, o cadastro de um cliente, uma compra finalizada, a recuperação de uma senha, um contato online, o cancelamento de um pedido, são consideradas transações de sistema.

Para cada uma dessas ações (transações) citadas acima, é disparado um email para o lojista e/ou cliente, informando sobre a situação (status) da operação.

Os modelos de email’s

Junto com o download da melhor tradução Magento CE português Brasil, além dos arquivos CSV traduzidos, o pacote contêm também um conjunto de modelos de email de transação igualmente traduzidos. Veja em:

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Esses modelos NÃO devem ser alterados. Pelo menos não da forma como a maioria vem fazendo. Assim como não é recomendado alterar o core do sistema, e os arquivos csv da tradução, também não é recomendado alterar o html destes emails no diretório supra citado.

Como personalizar seus emails

Você pode…. corrigindo…. você deve personalizar seus emails de transação.

Muita gente comete o erro de alterar os arquivos de email direto na fonte, porém, um número ainda maior de usuários comete o erro de não alterar nada,  simplesmente usam os emails da forma como foram criados.

Esses emails são apenas modelos pré-formatados, que devem servir de exemplo para a criação dos emails personalizados da sua loja. No seu backend vá em:

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Veja a lista de modelos disponíveis em “Objetivo do Email“. Neste exemplo vamos usar o “Nova conta“. Mantenha o idioma em “português (Brasil)” e clique em [ Carregar Template de Email ].

A tela será carregada com conteúdo do modelo, e estará pronta para edição. Onde você pode editar o assunto e o corpo do email. Único detalhe a ser observado é o campo Nome, que deve ser sugestivo/informativo, pois iremos precisar dele mais adiante.

Faça as alterações que considerar relevante e clique em salvar.

Ativando o novo email

Você criou um novo modelo de email a ser utilizado pelo sistema, e agora precisa informar ao Magento que deseja utilizar este novo email. Mas como eu vou saber onde fica essa configuração?

Logo acima do nome que você deu ao modelo, tem o campo “Usado como Padrão Para“. Este campo indica onde você deve fazer a configuração.

No exemplo apresentado, precisamos acessar o menu:

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Veja que existe um campo chamado “Email Padrão de Boas-Vindas“. Onde você informa o modelo de email que deseja utilizar. Então basta selecionar o nome do modelo criado e salvar.

Basicamente é isso. Sempre que você criar um novo modelo de email, você precisa informar ao sistema que deseja utilizar este novo modelo. Agora é hora de testar suas alterações.

Sucesso!


Ronaldo de Barros Gomes - Empreendedor e analista de todos os aspectos relacionados a e-commerce, gosto de fazer parte, criar soluções, procurar novos modelos de sucesso, vendas online e tudo que seja relacionado a esse mundo, também sou / Programador PHP Magento / Gerencia de Projetos / Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – Faculdade Integrado / Especialista M.B.A em Gerência de Projetos e Governança de TI - Universidade Paranaense / Graduando em Ciências Contábeis -Universidade Estadual do Paraná / Skype: lojawebcampo / E-mail: admin@webcampo.com.br / Site: www.webcampo.com.br /

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